A Revista Eletrônica Saberes Múltiplos, pertence a Faculdade de Educação e Letras – Curso de Pedagogia, tem como objetivo difundir os resultados das atividades de pesquisa científica garantindo sua indissociabilidade com o ensino e a extensão.

A revista está aberta às contribuições nacionais e internacionais desde que se enquadrem às normas editoriais e obtenham pareceres favoráveis do Comitê Cientifico da Revista.

O material a ser publicado na revista – artigos originais e revisões resultantes das atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária – é de responsabilidade dos autores e submetidos aos consultores ad hoc.

O acesso ao conteúdo da revista é livre, são editados dois números por ano.

Volume recente

Volume 17
Fevereiro de 2024

Informações sobre a revista

A Revista Saberes Múltiplos é uma publicação generalista que aceita artigos inéditos das seguintes áreas: Ciências Humanas e da Educação, Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências da Saúde e Biológicas. Prevê a publicação regular de duas edições por ano, sendo possível a publicação de números especiais ou monográficos em casos de dissertações, teses ou revisões de grande porte. A publicação na Revista Saberes Múltiplos é gratuita, assim como o acesso aos artigos. A Revista Eletrônica Saberes Múltiplos (ISSN 2359-6074) uma versão digital, que possui Qualis/CAPES B5 em Educação e Ciências Ambientais.
São aceitos trabalhos nas seguintes categorias de publicação:

  • Artigo científico original completo ou revisão (artigos com dados inéditos; artigos com dados previamente publicados e disponíveis legalmente com análises e interpretações inéditas; artigos de revisão de literatura, desde que apresentem interpretação inédita).
  • Artigos monográficos (derivados de dissertações e teses);
  • Comunicações científicas (ou notas inéditas).
  • Somente serão aceitos trabalhos em português.

Indexador:

 

Editor Chefe
Paula Alessandra de Souza Mantilla Giehl (UNIG)


Supervisão Editorial

  • Edith Maria Marques Magalhães (UNIG/UFRJ)
  • Paula Alessandra de Souza Mantilla Giehl (UNIG)


Conselho Editorial Científico

  • Adalgisa Mafra Moreno (UNIG)
  • Alexander Eduardo Cayturo Villegas (UNIG)
  • Aline Mota de Barroa Marcellini (UCB)
  • Ana Valéria de Figueiredo da Costa (UERJ/UNESA-RJ)
  • Anabelle Loivos Considera (UFRJ)
  • André Costa Ferreira (UNIG)
  • André Luiz Ferreira de Oliveira (IFRN)
  • André Nemi Conforte (UERJ)
  • Andrea Bittencourt de Santana Teixeira (UNIG)
  • Anderson Borba Rodrigues (UNIG/FABA)
  • Antonio Luís dos Santos Lima (UNISUAM)
  • Antônio Neres Norberg (UNIABEU/ FAMESC/FTESM)
  • Arthur Vianna Ferreira (UERJ)
  • Bianca Corrêa Lessa Manoel (UNESA/SEMED-NI)
  • César Bernardo Ferreira (SEDUC)
  • Cristina Novikoff (CEP/FDC)
  • Danúbia de Sá Caputo (UERJ/FABA)
  • Denise Abigail Brito Freitas Rocha (UEB/FMN)
  • Denilson Costa Soares (UNIG)
  • Elaine Cristina de Souza Lima (UCB)
  • Fabiana de Sousa Pugliese (UNIG)
  • Fabiano Sanches Guerra (UNIABEU/ EsSEx)
  • Helenice Gonçalves Maia (UNESA)
  • Ilda Maria Baldanza Duarte (UNIG)
  • José Luiz Gatto Pereira (UNIG)
  • Leandro Jorge Duclos Costa (UEG/UNESA-GO)
  • Leonardo Andrade Guimarães (UNIG)
  • Leonor Maria de Lima Torres (UM / IE – Portugal)
  • Lindinei Rocha Silva (IFRJ)
  • Marcos Paulo Mendes de Araújo (SEDUC – AM / SEMED – AM)
  • Márcia Lisboa (UERJ)
  • Maria Aparecida Campos Mamede Neves (PUC-RJ)
  • Maria Celeste Reis Fernandes (UNIVALE/UFMG)
  • Maria Cristina Cardoso Ribas (UERJ)
  • Mônica Pinheiro Fernandes (UFRRJ)
  • Paulo César Silva de Oliveira (UERJ)
  • Paulo Henrique Moura (UNIG)
  • Paulo Roberto Blanco Moreira Norberg (FAMESC)
  • Ramon Missias-Moreira (UNIVASF)
  • Rebeca Caroça Seixas (IFRN)
  • Sérgio Vale da Paixão (IFPR)
  • Simony Ricci Coelho (UNIG)
  • Shirley de Souza Gomes Carreira (UERJ)
  • Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa (UNESA-RJ)
  • Valéria Leite de Aquino (UERJ)

Políticas de Seção

Ciências Humanas e da Educação

  • Submissões abertas
  • Avaliado pelos pares

Ciências Exatas e Tecnológicas

  • Submissões abertas
  • Avaliado pelos pares

Ciências da Saúde e Biológicas

  • Submissões abertas
  • Avaliado pelos pares

Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos enviados serão avaliados por, no mínimo dois especialistas integrantes do Comitê Científico. Os artigos serão analisados sem a identificação de autoria, como forma de garantir a isenção da avaliação. Após a avaliação, se aprovados, os artigos serão encaminhados aos editores da revista, que farão a seleção dos artigos a serem publicados em cada edição. Cabe ao Coordenador dirimir dúvidas e impasses na composição de cada edição.

Periodicidade
Semestral

Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporcionando maior democratização mundial do conhecimento.

Submissões

Diretrizes para os Autores

Submissão eletrônica

Artigos submetidos para publicação na Revista Saberes Múltiplos, doravante referidos como “manuscritos” devem ser inéditos e seguirem à estrutura e formatação vigente neste documento.

1- A submissão do artigo será feita online, pelo e-mail revistasaberesmultiplos@hotmail.com. Deverão ser submetidos dois arquivos, um contendo o nome dos autores e afiliação institucional e outro não deverá conter informação sobre a autoria.

  • Autor e coautores (nome e sobrenome por extenso).
  • Autor correspondente acompanhado por e-mail.

2) Os manuscritos deverão ter um mínimo de oito e máximo de quinze laudas (incluindo bibliografia e notas explicativas), digitadas em Arial ou Times New Roman 12 para corpo de texto, em espaço 1,5 entre linhas.

 3- Todo os manuscritos deverão estar acompanhados de um resumo (máximo de 200 palavras), 5 palavras-chave, abstract, 5 key words (precedendo o texto).

4-O título deverá estar em português e inglês, em fonte Arial ou Times New Roman 14, centralizado. Subtítulos: Não iniciar uma nova página a cada subtítulo; Os títulos são diferenciados graficamente entre seções de hierarquia diferentes e iguais quando de mesma hierarquia; Deve seguir uma numeração sequencial.

 5-Para citações diretas, devemos adotar as seguintes medidas: Texto em Arial ou Times New Roman 10, com recuo à direita de 4 centímetros, indicando o sobrenome do autor, ano da publicação e página citada, conforme exemplo abaixo:

Exemplo: A bacia hidrográfica contribuinte à Baía de Guanabara tem área aproximada de 4.000 km² e características topográficas contrastantes, incluindo zonas montanhosas, áreas planas de baixada e restingas, mangues e praias. Ao norte limita-se com a serra do Mar, com altitudes entre 1.000 e 2.000m. Na fronteira sul, as cadeias de montanhas são mais baixas, entre 500 e 1.000m, paralelas ao litoral. Os rios que deságuam na Baía podem ser classificados como de regime torrencial. Nascem no interior da Mata Atlântica e descem pelas encostas abruptas da escarpa frontal da serra do Mar e dos maciços costeiros com o alto curso reduzido, forte poder erosivo e grande energia. (…) Entre os principais, aproximadamente 35, os de maiores bacias de drenagem são Guapi-Macacu, Caceribu e Iguaçu, que formam meandros e deltas estuarinos, cobertos por extensos manguezais (COELHO, 2007, p. 36).

6-Para citações indiretas, Faremos a indicação do sobrenome do autor, seguido do ano de publicação do trabalho, conforme exemplos abaixo:

Exemplo: A Baía de Guanabara está inserida no litoral das escarpas cristalinas, que, segundo Amador (1997), se estende desde o litoral norte do Estado do Rio de Janeiro, até o extremo sul do Cabo de Santa Maria, em Santa Catarina.

Exemplo: A Baía possui ainda algumas ilhas formadas por rochas nuas. Devido à ocupação territorial desordenada dessas ilhas, suas características originais foram modificadas drasticamente (AMADOR, 1992, 1997; SOARES et al., 2003; COELHO, 2007).

7- Para ênfase ou destaque devem-se usar negrito, reservando-se o itálico para títulos de obras, palavras ou expressões em outros idiomas citadas no texto.

8- As citações bibliográficas serão indicadas no corpo do texto, no sistema de chamada autor-data, entre parênteses, com as seguintes informações: sobrenome do autor em caixa alta; vírgula; data da publicação; vírgula; abreviatura de página (p.) e o número desta. (Ex: SILVA, 1992, p. 3-23)

9- As notas de rodapé deverão ser restritas ao máximo.

10- As referências bibliográficas deverão ser apresentadas ao final do texto, antes das notas explicativas, obedecendo às normas da ABNT (NBR-6023).

Livro: sobrenome do autor, título do livro (em grifo), local de publicação, editora, data.

Exemplo: BERGSON, Henri. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 2018.

Artigo: nome do autor, título do artigo, nome do periódico (grifo), local de publicação, editora ou entidade responsável pela publicação, volume e número do periódico, números inicial e final das páginas do artigo, data.

Exemplo: COSTA, A.F.C. da Estrutura da produção editorial dos periódicos biomédicos brasileiros. Revista Trans-in-formação, Campinas, v. 1, n.1, p. 81-104, jan./abr. 2019.

11- As ilustrações deverão ter a qualidade, necessária para uma boa reprodução gráfica. O formato do arquivo de imagem deverá ser IPG. As imagens deverão ser identificadas, com título ou legenda, e designadas, no texto, d, como por exemplo, Figura 1, ou Quadro 1, ou Gráfico 1 etc. e deve conter, também, a fonte da ilustração.

12- As resenhas deverão seguir as mesmas normas para artigos, apresentando a referência completa da obra resenhada em parágrafo justificado, ao invés do título. O texto deverá ter entre 3 e 5 laudas.

13- Todos os trabalhos encaminhados para publicação serão submetidos à apreciação dos Conselhos Editorial e Consultivo, que dispõem de plena autoridade para decidir sobre a conveniência ou não de sua publicação, podendo sugerir alterações.

14-A desconsideração das normas implicará a não aceitação do texto.

15- A aprovação de um trabalho não implica sua publicação no número imediatamente a seguir.

16- Serão feitas chamadas para números especiais ou comemorativos.

17- Excepcionalmente, poderá ser feita a publicação de dois números em um mesmo semestre.

18- O número de artigos publicados não excederá a 25 por volume.

19- Textos de estudantes de pós-graduação serão considerados se elaborados em coautoria com orientador.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao Editor”.
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12 (Arial ou Times New Roman); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.

Declaração de Direitos Autorais

Direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades

Volumes da revista

Volume Data Acesso
Volume 17
Fevereiro de 2024
Volume 16
Agosto 2023
Volume 15
Fevereiro 2023
Volume 14
Agosto de 2022
Volume 13
Fevereiro de 2022
Volume 12
Agosto de 2021
Volume 11
Fevereiro de 2021
Volume 10, número 5
Maio de 2020
Volume 9, número 4
Agosto de 2019
Volume 8, número 3
Fevereiro de 2019
Volume 7, número 3
Julho de 2018
Volume 6, número 3
Janeiro de 2018
Volume 5, número 3
Junho de 2017
Volume 4, número 2
Dezembro de 2016
Volume 3, número 2
Maio de 2016
Volume 2, número 1
Outubro de 2015
Volume 1, número 1
Março de 2015
Edição extra – Resumos
dos trabalhos apresentados no
II Seminário de Educação, Formação e Diversidade:
Um Olhar sobre o Cotidiano
2016
Edição extra – Resumos
dos trabalhos apresentados no
I Seminário de Educação, Formação e Diversidade:
Um Olhar sobre o Cotidiano
2014