A REVISTA DE ENGENHARIA, MEIO AMBIENTE E INOVAÇÃO é o periódico oficial da Universidade Iguaçu (UNIG), uma publicação semestral gratuita. A Revista esforça-se para publicar estudos de alto padrão científico e que tenham o objetivo de divulgar as produções nas áreas da Engenharia com ênfase em Meio ambiente, Recursos Hídricos, Geociências, Meteorologia, Defesa civil e Sensoriamento Remoto.

A revista aborda temáticas concernentes a um abrangente enfoque sobre as interrelações entre tecnologia e sociedade, seja pela interação, seja pelas relações de trabalho e de educação, seja por sua relação com o processo de desenvolvimento, a partir de resultados de pesquisas e reflexões teóricas e empíricas sobre as áreas temáticas descritas acima.

Volumes recentes

Vol. 8, nº 1

Janeiro de 2022

Informações sobre a revista

A Revista Engenharia, Meio Ambiente e Inovação é a concretização de um anseio de uma equipe, que se iniciou nos primeiros resultados das pesquisas do Grupo de Pesquisa Engenharia e Sociedade do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas- FaCET, os alunos e professores envolvidos vislumbraram a possibilidade de expor suas ideias de forma a conseguir compartilhá-las melhor com o meio acadêmico em geral e com a sociedade. Esta foi a semente que deu origem ao feito de agora se inicia.

A revista aborda temáticas concernentes a um abrangente enfoque sobre as interrelações entre Engenharia e sociedade, seja pela interação, seja pelas relações com meio ambiente e soluções inovadoras, seja por sua relação com o processo de desenvolvimento, a partir de resultados de pesquisas e reflexões teóricas e empíricas sobre as áreas temáticas descritas em seu escopo. A Revista visa se tornar um facilitador para os trabalhos científicos das áreas de Engenharia e afins servindo a todos que pretendam aumentar a produção científica com a chancela da UNIG sendo este o papel das Instituições de Ensino, apoiar e colocar à disposição de docentes e discentes e da sociedade as condições para a divulgação das pesquisas, dos trabalhos e ideias.

É um orgulho lançarmos em conjunto com equipes de docentes e discentes Interinstitucionais este veículo facilitando o acesso a muitas pessoas às informações nobres através de suas páginas.

Que esta seja uma via de apresentação de trabalhos revolucionários e geradores de: desenvolvimento da ciência, fomento, progresso e direcionamentos para a sociedade.

Gisele Dornelles Pires
Editora Chefe

Os interessados em submeter artigos devem realizá-los através do endereço eletrônico:  http://unig.edu.br/revistas/index.php/RevEngAmb/submissions. 

1 - Artigos submetidos para publicação na Revista Engenharia, Meio ambiente e Inovação devem ser inéditos e seguirem a estrutura e formatação vigente no documento  “Modelo_Revista_Engenharia_MeioAmbiente_Inovacao.doc”.

2 - O artigo deverá começar contendo o título do trabalho, nomes, endereços  institucionais completos, endereços de e-mails dos autores, um resumo contendo entre  150 e 260 palavras, abstract e 3 (três) palavras-chave (e keywords).

3 - Os artigos deverão ter um mínimo de oito e máximo de quinze laudas (incluindo  bibliografia e notas explicativas), digitadas em Times New Roman 10 para corpo de  texto, em coluna única e com 1,5 de espaçamento.  

4 - As ilustrações deverão ter a qualidade, necessária para uma boa reprodução gráfica.  O formato do arquivo de imagem deverá ser .JPG ou .PNG. As imagens deverão ser  identificadas, com título ou legenda, e designadas, no texto como figura (Figura 1,  Figura 2, etc.). Com o intuito de agilizar a edição, recomenda-se que as figuras e tabelas  sejam embutidas no texto já em suas respectivas posições.  

5 - O corpo do trabalho deve ser subdividido em seções numeradas com algarismos  arábicos.  

6 - Para citações diretas, adotar as seguintes medidas: Texto em Times New Roman 10,  com recuo à direita de 4 centímetros, indicando referência bibliográfica, conforme  exemplo abaixo: Exemplo:  

A bacia hidrográfica contribuinte à Baía de Guanabara tem área aproximada de 4.000 km² e características topográficas contrastantes, incluindo zonas montanhosas, áreas planas de baixada e restingas, mangues e praias. Ao norte limita-se com a serra do Mar, com altitudes entre 1.000 e 2.000m. Na fronteira sul, as cadeias de montanhas são mais baixas, entre 500 e 1.000m, paralelas ao litoral. Os rios que deságuam na Baía podem ser classificados como de regime torrencial. Nascem no interior da Mata Atlântica e descem pelas encostas abruptas da escarpa frontal da serra do Mar e dos maciços costeiros com o alto curso reduzido, forte poder erosivo e grande energia. (...) Entre os principais, aproximadamente 35, os de maiores bacias de drenagem são Guapi-Macacu, Caceribu e Iguaçu, que formam meandros e deltas estuarinos, cobertos por extensos manguezais (Coelho 2007). 

7 - Para citações indiretas e referências bibliográficas, utilizar a modelo de formatação  proposto (“Modelo_Revista_Engenharia_MeioAmbiente_Inovacao.doc”).

8 - Todos os trabalhos encaminhados para publicação serão submetidos à apreciação dos  Conselhos Editorial e Consultivo, que dispõem de plena autoridade para decidir sobre a  conveniência ou não de sua publicação, podendo sugerir alterações.  

9 - A desconsideração das normas implicará a não aceitação do texto. 

10 - A aprovação de um trabalho não implica sua publicação no número imediatamente a  seguir.

11 - Serão feitas chamadas para números especiais ou comemorativos.

12 - O número de artigos publicados não excederá a 25 por número.  

 

Condições para submissão 

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a  conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões  que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. 

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 50MB)

 

Declaração de Direitos Autorais

Direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos  de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso  público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações  educacionais e não comerciais. 

 

Política de Privacidade 

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente  para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras  finalidades.

Volumes da revista

Volume Data Acesso
Volume 7, número 2
Julho de 2021
Volume 6, número 1
Janeiro de 2021
Volume 5, número 2
Julho de 2020
Volume 4, número 1
Janeiro de 2020
Volume 3, número 1
Julho de 2019
Volume 2, número 1
Janeiro de 2019
Volume 1, número 1
Julho de 2018