Convênio Desenvolvimento Regional e Cooperação Técnica Cidades dos Meninos Duque de Caxias RJ

A Associação Carioca de Catadores e Ex-Catadores, inscrita no CNPJ nº 15.080.403/0001-65, está situada na Rua Tocantins nº 468, Jardim Gramacho, Duque de Caxias – RJ. Através do consorcio de catadores da ATT Gramacho, unidade de produção, prestam serviços de triagem e destinação de resíduos de construção civil e reciclável.

A ATT Gramacho possui Licença de Operação Ambiental junto ao município de Duque de Caxias. Atualmente a unidade de produção ATT Gramacho, possui 30 associados (colaboradores), que conseguem obter de renda, da triagem dos materiais, aproximadamente R$ 2.400,00 (dois mil e quatrocentos reais) mensal.

A ATT Gramacho celebrou com a Universidade Nova Iguaçu-UNIG, um convenio para melhorar o reaproveitamento dos resíduos da construção civil e capacitação técnica dos colaboradores, com intuito de aumentar a renda e melhorar qualidade de vida.

Esta inserção da Universidade permitirá a contratação de novos colaboradores, a mitigação dos impactos gerados pelo processo de triagem dos resíduos, bem como a revitalização do entorno a área, com demarcação da faixa marginal de proteção do canal extravazador, plantio de arvores nativas, limpeza e aumento da calha do canal. Estas ações permitirão que as águas pluviais, em dias chuvosos, não adentrem as casas dos moradores do entorno. A capacitação técnica dos colaboradores promoverá a produção de artefatos cerâmicos (tijolos, vigas, placas, dentre outros) que poderão ser usados nas melhorias das casas das comunidades no entorno, permitindo que a população tenha mais conforto e qualidade de vida.

1 – TREINAMENTO DE Uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI.

Data: 03/08/21

Atividade: Utilização, treinamento e conscientização do EPI correto. O treinamento fornece aos colaboradores informações suficientes para a correta utilização e higienização dos EPI´s de acordo com o previsto na Norma Regulamentadora (NR-6). 

Objetivo: Orientar e treinar os colaboradores e supervisores quanto à importância e utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI.

Público-alvo: Colaboradores da ACEX.

 

2 –ELABORAÇÃO DE PLANO DE AÇÃO PARA ELIMINAÇÃO DO PASSIVO

Data: 03/08/21

Atividade: Apresentação, treinamento e as ações para eliminação do passivo das células de resíduos, com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Objetivo: Orientar e treinar os colaboradores e supervisores quanto a importância da triagem rápida e eficiente, metodologia de segregação e ações primárias nos diferentes tipos de células. 

Público-alvo: Colaboradores da ACEX.

 

3 – ROTAS DE FLUXO CONFORME CARACTERIZAÇÃO DOS RESIDUOS

Data: 10/08/21

Atividade: Apresentação das rotas de basculamento dos resíduos, conforme sua caracterização, de forma a otimizar o tempo de triagem e acondicionamento das células por tipo de resíduo.

Objetivo: Orientar e treinar os colaboradores e supervisores quanto das rotas de fluxo, por tipo de resíduos que adentra no Aterro. 

Público-alvo: Colaboradores da ACEX.

 

4 – PLANEJAMENTO E PROCEDIMENTO DOS RESIDUOS

Data: 17/08/21

Atividade: Apresentação do planejamento das ações a médio e longo prazo; novos procedimentos de execução, com criação das equipes, metas e cronograma das áreas a serem trabalhadas.

Objetivo: Orientar e treinar os colaboradores e supervisores quanto aos novos procedimentos e ações de melhoria contínua. 

Público-alvo: Colaboradores da ACEX.

Análises de Projetos e Medições Comitê da Baia da Guanabara do Rio de Janeiro 2021

http://www.comitebaiadeguanabara.org.br/projetos-do-comite/

Mandato Bienal 2020ª2022 http://www.comitebaiadeguanabara.org.br/plenaria-2/

Mandato 2018 a 2020

Atividades

  • Nivelamento do plano de trabalho AGEVAP no tocante ao SC Oeste;
  • Nivelamento do Projeto Iguaçu;
  • Nivelamento do Projeto Sarapuí;
  • Nivelamento do Projeto Rio Carioca;
  • Discussão sobre os monitoramentos de qualidade de água em trechos de rios da área de abrangência do SC Oeste para elaboração de propostas de enquadramentos com base no Plano de Bacia do CBH BG;
  • Identificação prioritária de aporte de recurso em projeto do SC Oeste;
  • Criação de grupos de trabalhos;
  • Demandas para o CBH BG:
    • Atualizações das Resoluções CBH BG nº 34 e 43, que tratam dos custeios de participações em reuniões no âmbito do comitê de eventos; e
    • Criar agenda no âmbito do CBH BG para identificação do estado da arte dos planos de saneamento;