Laboratório de Pesquisa Pré-Clínica (LPCC)

Apresentação

O Laboratório de Pesquisa Pré-Clínica (LPPC) faz parte do Núcleo de Pesquisa Experimental da UNIG. A missão do LPPC é ser uma plataforma de estudos experimentais tendo como característica essencial o caráter multiusuário e de acesso aberto, mediante submissão de propostas de projetos. O laboratório está equipado para realizar desde estudos in vitro até a avaliação no modelo animal, visando aplicações terapêuticas/diagnósticas ou observacionais. Todas as atividades seguem os procedimentos éticos e as boas práticas em pesquisa experimental.  Por ser multidisciplinar, o LPPC abriga pesquisas em diferentes áreas do conhecimento das ciências biológicas e da saúde, e estimula o desenvolvimento de projetos de pesquisa interdisciplinares.

Instalações

O LPPC possui área total de xxxxx m2 e está equipado para realizar diversos tipos de experimentos. O laboratório conta com equipamentos que possibilitam o processamento de amostras biológicas para estudos bioquímicos, de histologia e histopatologia, microscopia, análises  microbiológicas e outros.

Contatos

Tel.: (21) 2765-4000 ramal 4036.

Localização UNIG Campus Nova Iguaçu: https://goo.gl/maps/mQcBNjGt4eSCK3z7A

  1. ESTUDO DA SITAGLIPTINA E PIOGLITAZONA SOBRE FUNÇÃO PANCREÁTICA DE RATOS ESPONTANEAMENTE HIPERTENSOS ALIMENTADOS COM DIETA HIPERLIPIDICA.
    Profª. Aluana Santana

  2. EFEITOS DA ROSUVASTATINA E RAMIPRIL SOBRE PARÂMETROS CARDIOMETABÓLICOS DE RATOS ESPONTANEAMENTE HIPERTENSOS ALIMENTADOS COM DIETA HIPERLIPIDICA.
    Profª. Aluana Santana

  3. AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DO JEJUM INTERMITENTE ASSOCIADOS AO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A ADIPOSIDADE E TECIDO ÓSSEO EM RATOS WISTAR ALIMENTADOS COM RAÇÃO HIPERLIPÍDICA.
    Profª. Aluana Santana

  4. ESTUDO DO SINERGISMO ENTRE SEMAGLUTIDA E A BUPROPIONA NA SÍNDROME METABÓLICA: AVALIAÇÃO SOBRE ALTERAÇÕES METABÓLICAS E COMPORTAMENTAIS EM CAMUNDONGOS.
    Profª. Aluana Santana e Profª. Joana d’Avila

  5. TERAPIAS PARA VÍRUS RESPIRATÓRIOS: ESTUDO PRÉ-CLÍNICO MURINO DE BIODISPONIBILIDADE DE SUBSTÂNCIAS REPOSICIONADAS.
    Profº. André Costa Ferreira

  6. MODULAÇÃO ENDÓCRINA EM MODELOS ANIMAIS DE SÍNDROME METABÓLICA E DIABETES.
    Prof. Rodrigo de Azeredo Siqueira

  7. SÍNTESE DE PEPTÍDEOS ANTI-INFLAMATÓRIOS DERIVADOS DA LUPINA E DA DENDROTOXINA COMO ESTRATÉGIA PARA NOVAS POSSIBILIDADES TERAPÊUTICAS.
    Profº. André Luis Almeida Souza

  8. DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO PRÉ-CLÍNICO PARA O ESTUDO DO DECLÍNIO COGNITIVO ASSOCIADO AO ENVELHECIMENTO.
    Prof. Joana d’Avila

  9. ESTRATÉGIAS DE NEUROPROTEÇÃO NO DANO CEREBRAL AGUDO: ESTUDOS TRANSLACIONAIS.
    Prof. Joana d’Avila - Financiamento FAPERJ (Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro 2019 – Integrante)

  10. SEPSE E DECLÍNIO COGNITIVO: ESTUDOS TRANSLACIONAIS.
    Prof. Joana d’Avila -  Financiamento FAPERJ (Programa de Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro 2019 – Integrante) 

 

 

 

  1. I Congresso Internacional de Histotecnologia Online

  2. Curso Prático de Histologia do LPPC - EM BREVE

 

 

Reuniões do Grupo de Pesquisa