Laboratório de Vigilância e Biodiversidade

Resumo

O Laboratório de Vigilância e Biodiversidade em Saúde (LVBS) está localizado no Núcleo de Pesquisa Experimental (NPE) Campus I da UNIG, em Nova Iguaçu.

O laboratório tem por objetivo contribuir no campo de geração de conhecimento atuando de forma interdisciplinar em vigilância em saúde, educação e ambiente, produzindo evidências científicas de qualidade para os problemas regionais.

Apresentação

O principal foco de atuação do LVBS está na vigilância entomo-epidemiológica de vetores de doenças negligenciadas em associação com ações de educação em saúde. Além destes atuamos na verificação da ocorrência de patógenos oriundos destes vetores bem como analisamos a eficácia de substâncias naturais para controle de formas imaturas e adultos de vetores de doenças infecciosas e parasitárias e também dos patógenos a eles associados.

Instalações

O LBVS possui uma área total de 30m2 e está equipado para realizar a triagem e processamento de insetos vetores obtidos das coletas de campo realizadas em áreas urbanas e silvestres, Realiza estudos em microscopia e morfometria dos vetores e protozoários, além de pré-processamento para microscopia eletrônica. Conta com equipamentos utilizados em microscopia, como lupa, microscópio ótico e microscópio de fluorescência.

Utilização

Nome do coordenador: Jacenir Mallet
Bióloga responsável: Marli Amaro
Docentes que atuam no laboratório:
Jacenir Mallet, Deivid Costa Soares, Joana D’ Avila , Andre Costa Ferreira, Aluana Santana, Aislan de Carvalho Vivarini.

Projetos de pesquisa

1 – VIGILÂNCIA E CONTROLE DE DOENÇAS NEGLIGENCIADAS

2- VIGILÂNCIA ENTOMO-EPIDEMIOLÓGICA DE VETORES DE DOENÇAS NEGLIGENCIADAS EM ASSOCIAÇÃO COM AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE.

3- A IMPORTÂNCIA DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA ATRAVÉS DO ESTUDO DAS RESPOSTAS IMUNOLÓGICAS HOSPEDEIRAS NA INTERAÇÃO COM PROTOZOÁRIOS.

4 – LEVANTAMENTO DA COMUNIDADE DE FLEBOTOMÍNEOS (DIPTERA: PSYCHODIDAE) DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU, ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

5- MORFOLOGIA DAS ESCULTURAS DO EXOCÓRIO DE NYSSOMYIA INTERMEDIA (LUTZ & NEIVA 1912) DE  LOCALIDADES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

5 – BLASTOCRITHIDIA TRIATOMAE (KINETOPLASTIDA, TRYPANOSOMATIDAE):  ANÁLISE MORFOLÓGICA E MOLECULAR NAS INTERAÇÕES IN VITRO COM CEPAS DE TRYPANOSOMA RANGELI.

6 – ESTUDO DO POTENCIAL LEISHMANICIDA DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS NATURAIS

7- MICROSCOPIA ELETRONICA DE VARREDURA DA GENITÁLIA EXTERNA DE FÊMEAS DE TRIATOMINEOS (HEMIPTERA, REDUVIIDAE)

8- VIGILÂNCIA ENTOMOLÓGICA DE MOSQUITOS (DIPTERA:CULICIDAE) NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU, ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Galeria de fotos