III Simpósio Internacional de
Vigilância em Saúde
- 28 de outubro de 2025
- Universidade Iguaçu – UNIG
- A partir das 10h00
Programa
- 10h00 – Abertura da sala para os participantes
- 10h30 – Abertura Oficial
- Profa. Dra. Jacenir Mallet
- Profa. Dra. Laryssa Alves – Pró-Reitora
- Profa. Dra. Adalgiza Mafra Moreno – Coordenadora de Pesquisa da UNIG
- 11h00 – Mesa Redonda
- Tema: Inovações Disruptivas: Como a Inteligência Artificial e a Computação Quântica Estão Transformando a Saúde
- (30 minutos de apresentação para cada palestrante)
- Dr. Marcelo Alves
- Prof. Thiago Silva
- Dr. Vincius Marques
- Mediador: Prof. Dr. Ricardo Marciano
- 13h00 – Debate
- Perguntas abertas para o público
Sobre a Mesa Redonda
"Inovações Disruptivas:
Como a Inteligência Artificial e a Computação Quântica
estão Transformando a Saúde"

Dr. Marcelo Alves
Doutor e Mestre em Informática pela UFRJ e possui MBA em Gestão Estratégica pela FGV/RJ.
Possui mais de 30 anos de experiência na indústria de software atuando em cargos de liderança de equipes e além de acumular mais de 20 anos de experiência como professor universitário.
Atualmente é Diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT) da empresa INFOS – Sharing Knowledge, software house portuguesa localizada em Leça da Palmeira/Porto/Portugal, onde lidera projetos de pesquisa e desenvolvimento de software para Indústria (têxtil, metalomecânica, plástico, calçado, etc.) financiados com capital próprio e por programas públicos portugueses como PRR, Portugal 2020 e 2030, trabalhando com as mais recentes tecnologias como Microseviços, IoT, Edge Computing, Digital Twin, Blockchain e IA.
Também é Professor Doutor na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico Jean Piaget – Almada, Lisboa.

Prof. Thiago Silva
Thiago Silva, medalista de prata na EXPOTEC organizada pelo Ministério da Educação, possui 15 anos de experiência internacional impulsionando transformação digital, agilidade empresarial e governança de TI em ambientes complexos e regulados. Com MBA em Inovação e Transformação Digital e pós-graduando em Engenharia de Inteligência Artificial, alia sólida formação acadêmica à expertise em tecnologias emergentes como computação em nuvem, inteligência artificial, cibersegurança e computação quântica. Responsável pela primeira implementação mundial da tecnologia de “contactless payment” da Visa e certificado em Computação Quântica pela Universidade de Zurique e IA pelo Google, atua em New York como membro de comitês globais do International Function Point Users Group, contribuindo para padrões internacionais, organização de conferências, publicando e revisando de publicações técnicas como do livro The IFPUG Guide to IT and Software Measurement: A Comprehensive International Guide. Recentemente abriu a conferência ISMA 2025 (EUA) e encerrou ISBSG 2025 (Austrália).

Dr. Vincius Marques
Pós-doutorando em Inteligência Artificial aplicada a Comunicação Celular, Doutorado em Ciências da Engenharia de Produção pela COPPE/UFR, Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia aplicando Lógica Fuzzy e Inteligência Artificial em análise de Sentimentos e Emoções textuais em Redes Sociais, Mestre em Ciências da Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, Especialização lato sensu do curso Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância / UFF . Possui Especialização em Gestão Tecnológica em Ambientes Educacionais pelo IST-Rio, Especialização em Orientação e Supervisão Escolar pela UNICID e Especialização em Desenvolvimento de Sistemas com JAVA e PHP pelo Instituto Brasileiro de Formação em Joinville-SC. Possui Licenciatura em Informática pela Universidade Candido Mendes. Graduado em Análise de Sistemas, desenvolvedor colaborador Moodle.org,
Pesquisador do LAMAE/NCE/UFRJ e LabFuzzy/PEP/COPPE/UFRJ, Pesquisador do Laboratório de Estudos Políticos de Defesa e Segurança Pública – IESP/UERJ e do Centro de Estudos Estratégicos Marechal Cordeiro de Farias da ESG.
Trabalhou no Departamento de Educação e Cultura do Exército onde exerceu, por 3 anos, na área de Assessoria de Tecnologia da Informação desenvolvendo, manutenção preventivamente e corretivamente de software, aspectos da qualidade de software para as diversas instituições de ensino subordinadas e vinculadas ao Departamento; posteriormente, foi um dos responsáveis no desenvolvimento do software denominado Sistema de Gestão de Talentos na área de Educação e Cultura do Exército. Passou a integrar ao quadro de colaboradores da Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação da Escola Superior de Guerra – RJ, responsável pelo desenvolvimento de softwares.

Prof. Dr, Ricardo Marciano (MEDIADOR)
Apoio
Promotores
- Pós-Graduação - Mestrado em Vigilância em Saúde da Universidade Iguaçu
Comissão organizadora
- Jacenir Mallet - Coordenadora do Mestrado em Vigilância em Saúde
- Professora Luciana Armada Dias
Comissão científica
- Professora Adalgiza Mafra Moreno
- Ricardo Marciano
- Joana d’Ávila
- Aluana Santana Carlos
Patrocinadores
- Universidade Iguaçu – UNIG
- CAPES
