Biotério
Apresentação
Biotério é uma instalação onde se mantém animais específicos, em condições adequadas para utilização em experimentos científicos.
O Biotério de Experimentação Animal da Universidade Iguaçu – UNIG, está localizado dentro do Campus I e foi criado em 2013 e é um Biotério exclusivamente de criação de roedores para experimentação, de forma que esses animais são de reprodução própria e seguem padrões éticos e sanitários.
Os animais utilizados são do tipo convencionais e, portanto, não são utilizados organismos geneticamente modificados.
Instalações
As instalações do Biotério compreendem:
- Área administrativa;
- Área de depósitos para: insumos (ração e forragem) , materiais limpos, equipamentos, rejeitos entre outros;
- Área de higienização;
- Salas de animais;
- Vestiários;
- Áreas de serviços.
Utilização
Os interessados em utilizar os animais produzidos pelo Biotério devem submeter o respectivo projeto à Comissão de Ética em uso de Animais (CEUA) da UNIG. Após aprovação pelo CEUA, é necessário que concordem com os princípios éticos e de experimentação animal do Laboratório de Experimentação Animal (LEA) da UNIG.
O controle de produção é baseado na previsão dos projetos licenciados pelo CEUA.
Docentes que atuam no Laboratório de Experimentação Animal:
- Joana D’ Avila
- Rodrigo de Azeredo Siqueira
- André Costa Ferreira
- Marcelo José Uzeda
- Rodrigo Cardoso
- Suelen Cristina
- Mônica Dalmácio
- Aluana Santana Carlos
Animais cativos
Os animais produzidos no Biotério são criados sob barreiras sanitárias rígidas, em sistemas de barreira sanitária convencional com nível de biossegurança NB1 (baixo risco individual e comunitário), em gaiolas diferentes, proporcionando ambiente individualizado de criação, minimizando ao máximo a ocorrência de contaminação cruzada.
Dentre as barreiras sanitárias rígidas, destacamos a troca de roupa e uso de EPI completo pelos técnicos responsáveis pela colônia, autoclavação de forragem e ração e desinfecção periódica do ambiente.
São utilizados Camundongos Swiss (Mus musculus) e Ratos Wistar (Rattus novergicus).
- ESTUDO DA SITAGLIPTINA E PIOGLITAZONA SOBRE FUNÇÃO PANCREÁTICA EM RATOS ESPONTANEAMENTE HIPERTENSOS ALIMENTADOS COM DIETA HIPERLIPIDICA
- EFEITOS DA ROSUVASTATINA E RAMIPRIL SOBRE PARÂMETROS CARDIOMETABÓLICOS EM RATOS ESPONTANEAMENTE HIPERTENSOS ALIMENTADOS COM DIETA HIPERLIPIDICA.
- AVALIAÇÃO HISTOLÓGICA DESCRITIVA DA RESPOSTA INFLAMATÓRIA DE BIOMATERIAIS DA LINHA EMERVEL® UTILIZADOS PARA PREENCHIMENTO FACIAL EM SUBCUTÂNEO DE CAMUNDONGOS
- AVALIAÇÃO HISTOMORFOMÉTRICA SEMI- QUANTITATIVA SEGUNDO A NORMA ISO 10993-6 DE BIOMATERIAIS DA LINHA EMERVEL®UTILIZADOS PARA PREENCHIMENTO FACIAL EM SUBCUTÂNEO DE CAMUNDONGOS
- ESTUDO IN VIVO PARA AVALIAÇÃO HISTOMORFOMÉTRICA SEMI-QUANTITATIVA DOS DIFERENTES BIOMATERIAIS DA LINHA PRINCESS® UTILIZADOS PARA PREENCHIMENTO FACIAL.
- ESTUDO IN VIVO PARA AVALIAÇÃO HISTOMORFOMÉTRICA SEMI-QUANTITATIVA DOS DIFERENTES BIOMATERIAIS DA LINHA PRINCESS®UTILIZADOS PARA PREENCHIMENTO FACIAL.
- AVALIAÇÃO MACROSCÓPICA DO PADRÃO DE ABSORÇÃO DE BIOMATERIAIS DA LINHA EMERVEL® UTILIZADOS PARA PREENCHIMENTO FACIAL EM SUBCUTÂNEO DE CAMUNDONGOS.
- AVALIAÇÃO MACROSCÓPICA DO PADRÃO DE ABSORÇÃO DE BIOMATERIAIS DA LINHA RENNOVA® UTILIZADOS PARA PREENCHIMENTO FACIAL EM SUBCUTÂNEO DE CAMUNDONGOS.
- AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DO JEJUM INTERMITENTE NA INFLAMAÇÃO INTESTINAL E DA PRODUÇÃO DE CITOCINAS PRÓINFLAMATÓRIAS EM MODELO ANIMAL EXPERIMENTAL ALIMENTADOS COM DIETA HIPERLIPÍDICA.
- AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA DIETA HIPERLIPIDICA ASSOCIADA AO JEJUM INTERMITENTE E AO EXERCÍCIO FÍSICO NO PROCESSO METABÓLICO RENAL.
- ESTUDO SINÉRGICO ENTRE SEMAGLUTIDA E A BUPROPIONA NA SÍNDROME METÓBLICA: AVALIAÇÃO SOBRE ALTERAÇÕES METABÓLICAS E COMPORTAMENTAIS EM CAMUNDONGOS.
Órgãos de pesquisa
Contato
Tel. (21) 2765-4068
biotério@campus1.unig.br